topo

 

Volare RH patrocina pesquisa sobre o Ciclo de Recursos Humanos


Neste mês de novembro, a Volare RH patrocinou a pesquisa “Ciclos de Recursos Humanos”, onde identificou os diferentes comportamentos ao longo de três importantes momentos da vida profissional: contratação, desenvolvimento e desligamento.

A pesquisa foi feita na base de usuários do JobCoach – sistema de auto avaliação para identificação de competências com mais de 30.000 usuários.

Ao todo foram mais de 1.000 respondentes, sendo 80% com ensino superior completo ou pós-graduação, com equilíbrio entre o sexo masculino (50,5%) e o sexo feminino (49,5%).

imagem
Na primeira parte da pesquisa – contratação – algumas informações saltaram aos olhos: flexibilidade, auto realização e liberdade para tomar decisões foram as respostas mais comuns à pergunta sobre quais os aspectos emocionais levados em consideração ao escolher uma nova empresa para trabalhar.

Foi perguntado de forma aberta – o respondente poderia colocar qualquer palavra a sua escolha – qual o significado de “propósito de vida”: Felicidade e Família foram significativamente as respostas mais citadas (ver quadro acima).
A Geração Y também foi tratada na pesquisa: perguntamos quais as características mais marcantes dessa geração. A geração Y se considera criativa, curiosa e ousada, enquanto que a percepção para aqueles que não são dessa geração é a de que tem pouco comprometimento e muita energia.

imagem
Com relação a desenvolvimento profissional, os resultados foram relacionados com o último livro de Michael Beer que trata de equipes de alta performance (*). Para Michael Beer, são características essenciais para equipes de alta performance, Comprometimento, Foco em Resultados e Comunicação. Essas características estão presentes simultaneamente como as mais importantes em somente 7% dos entrevistados.

imagem
Por fim, na parte da pesquisa sobre desligamento, os profissionais que buscam mudanças em sua carreira identificam maiores oportunidades fora da empresa do que dentro da empresa: ponto de atenção para os gestores de RH!

A apresentação da pesquisa foi feita em um evento na sede da Volare RH, contando com a presença de importantes lideranças de Recursos Humanos e empresários de diversos segmentos. Para complementar a apresentação, Luciana Camargo – Diretora de RH da IBM – fez uma apresentação de como a IBM tem atraído novos talentos.

Caso você deseje receber a íntegra da pesquisa, solicite enviando um e-mail para renato.sousa@volarerh.com.br

(*) – “High Commitment High Performance: How to Build A Resilient Organization for Sustained Advantage” – Micheal Beer – Editora: Jossey-Bass – Agosto de 2009

topo