topo

 

Gamification: Engajamento e Colaboração


Feliz 2014!

Existem várias formas de desejar um bom ano novo, todas elas são variações da original e simples “Feliz 2014!”. A felicidade é consequência de tudo mais que podemos desejar.

Como os gestores de Recursos Humanos podem ajudar a concretizar esse desejo de felicidade a todas as pessoas?

Podemos dizer que um dos caminhos é fazer com que as pessoas trabalhem com um alto grau de motivação e satisfação.

Pensando nisso, ficamos surpresos ao nos aprofundarmos no conceito de Gamification. Próximo da técnica de desenvolvimento de jogos, Gamification é a incorporação dessas técnicas de jogos (ou games eletrônicos) – aos processos corporativos. Mais do que motivar, Gamification permite o engajamento de todos os colaboradores envolvidos.

imagem

Todos os processos podem ser “gamificados”.

“Motivação por premiação” é um dos modelos usados há muito tempo pelas áreas comerciais nas corporações; e a premiação é um dos elementos incluídos nos processos que utilizam Gamification.

Além de premiação, podemos também usar outros elementos de games como: sequência de etapas com diferentes níveis de dificuldades, desafios para alcançar determinado objetivo parcial definido, permitir feedback entre os participantes ou o reconhecimento, pelos outros participantes, do objetivo alcançado. Esses são alguns exemplos entre tantos outros.

Um dos elementos mais alinhados com a nova geração de profissionais e com o que a tecnologia pode oferecer ao mundo corporativo é a colaboração. Em uma plataforma estruturada, podemos efetivamente motivar os participantes a colaborarem entre si em torno de um objetivo comum alinhado com a empresa.

Veja como Gamification pode ser útil para sua empresa e seus processos!

imagem

Fale com a Volare RH para conhecer mais! Envie um e-mail para renato.sousa@volarerh.com.br
topo