topo

 

INTRAEMPREENDEDORISMO: O agente de Inovação


Os intraempreendedores são os colaboradores excepcionais que conseguem motivar o restante da organização e que têm uma boa compreensão das oportunidades de negócios.

Em 1978, o consultor americano Gifford Pinchot III, lançou o conceito Intraempreendedorismo, (intrapreneuring) que faz alusão à capacidade dos colaboradores em agir como se fossem os próprios donos do negócio. Naquela época as empresas não estavam dispostas a dar aos colaboradores a liberdade para criar. Não queriam arcar com os custos dos erros que inevitavelmente acontecem no percurso da inovação. De lá para cá, muitas teorias e conceitos surgiram no mundo corporativo. Atualmente o intraempreendedorismo já está muito difundido e valorizado nas organizações e é visto como um sistema para acelerar as inovações dentro de grandes empresas, através do melhor dos seus talentos empreendedores. Ou seja, é um sistema que oferece uma maneira saudável para se reagir aos desafios empresariais do novo milênio.

Incentivar o empreendedorismo entre os colaboradores é uma das fortes tendências no mundo corporativo, iniciando-se, por exemplo, pela conhecida caixa de sugestões até grandes projetos multidisciplinares. Por ser apontado nos diversos livros de administração como fator essencial para o sucesso das organizações no século 21, vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo empresarial.

imagem

Segundo Max Gehringer, “o que diferencia o intraempreendedor do empreendedor nato é o fato do empreendedor interno precisar de motivação e de aprovação, enquanto o empreendedor por conta própria só precisa de motivação”.

O intraempreendedorismo é sem dúvida a peça chave para desenvolver a inovação nas organizações e o agente dessa mudança é o intraempreendedor. As organizações interessadas em desenvolver vantagens competitivas definitivas têm que estar preparadas e dispostas a radicalizar sua cultura organizacional e implementar o intraempreendedorismo, com isso criando um ambiente propício para seus colaboradores. Incentivar, aceitar ideias é inegavelmente um dos maiores diferenciais de uma organização de sucesso no mercado atual e futuro.

imagem

Aqui na Volare RH temos a Oficina do Conhecimento, em que uma das competências que podem ser incluídas no programa é o Intraempreendedorismo. Envie um e-mail para a gente que teremos prazer em detalhar o programa completo.

imagem

Fale com a Volare RH para conhecer mais! Envie um e-mail para renato.sousa@volarerh.com.br
topo